Cannabis Medicinal e Ansiedade

Cannabis Medicinal e Ansiedade

Os problemas de saúde mental já são considerados as doenças do século 21, com destaque para a depressão, que poderá ser a doença mais comum do mundo até 2030, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade alerta que o transtorno depressivo já é a segunda causa de perda de dias de trabalho no mundo e os sintomas de ansiedade está muito bem presente neste cenário. 

A Cannabis sativa ativa o sistema límbico e o paralímbico e produz efeito ansiolítico. Estudos apontam que o CBD é um agonista de receptor de serotonina do tipo 5-HT1A, promovendo melhora no humor e bem-estar, atuando como antidepressivo e ansiolítico.

O acompanhamento de um estudo observacional, em andamento, sobre o uso de produtos derivados de Cannabis sativa em pacientes com sintomatologia de ansiedade e problemas de sono; tem demonstrado até o momento resultados que confirmam os dados acima sem que o paciente apresente reações adversas importantes.

Segundo os realizadores da pesquisa os pacientes selecionados vem reportando resultados acima do esperado. A empresa organizado XLR8 Brazil pretende concluir esse estudo e já prevê outros 3 estudos para 2022, com formulações e patologias diferentes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin